quarta-feira, 6 de junho de 2007

Ginecologista, uma visita cada vez mais precoce

Actualmente, os jovens iniciam cada vez mais cedo a sua vida sexual, logo a vigilância tem que ser feita cada vez mais cedo.
É essencial que as mulheres consultam um especialista,para evitarem futuras doenças.

A indicação nacional para principiar a vigilância anual citológica (realização do "papanicolau") é aos 23 anos, isto tendo em conta que iniciariam a vida sexual por volta dos 20 anos.
Mas de acordo com dados anteriores apresentados pela Maternidade Júlio Dinis, já em 2004 " , nos últimos 10 anos, sobressai um aspecto - as alterações de citologia vaginal verificadas em 266 grávidas adolescentes, com menos de 17 anos".
Segundo, Teresa Oliveira "Verifica-se que os jovens iniciam cada vez mais cedo a sua vida sexual, portanto a vigilância tem que ser feita mais cedo".
Isto é relevante uma vez que, os números mostram que muitas jovens são portadoras de infecção por HPV, um vírus que pode estar relacionado, na idade adulta com o cancro do cólon.
Muitos dos adolescentes não têm consciência dos perigos que correm e os pais não se apercebem da importância da vigilância. Outro factor é o receio, mas o exame é como qualquer outro.
O que pode acontecer é sentir algum desconforto ou eventual dor associada aos exames corporais, principalmente se não souber o que vai ser feito, mas se estiver descontraída e informada não há qualquer dor.
Existe um espaço para jovens,designado espaço juvenil, que alerta e encaminha jovens para as consultas.

Para mais esclarecimentos pode contactar o site:

http://juventude.gov.pt/

Sandra Cunha

Fontes: Sapo, JN, http://juventude.gov.pt/

Sem comentários: