quarta-feira, 6 de junho de 2007

Pé- de -atleta

O tinea pedis, ou mais vulgarmente conhecido de pé-de-atleta, é uma infecção fúngica, que ocorre com maior frequência e gravidade nos meses quentes. Os indivíduos que frequentam piscinas públicas ou praticam desporto são os mais afectados, no entanto, qualquer pessoa pode desenvolver a infecção, pois é contagiosa. Basta um elemento da casa ter para pegar aos restantes.
Inicialmente, desenvolve-se na pele que recobre o espaço entre o quarto e o quinto dedo do pé, podendo depois espalhar-se do dorso até às unhas.
Os sintomas variam entre comichão, ardor e mau cheiro. A pele entre os dedos pode ficar branca e mole e em alguns casos as plantas dos pés podem tornar-se espessas, secas e descamativas.
Entre as causas possíveis para se desenvolver este fungo, destaca-se a humidade causada pelo calçado apertado, sudação excessiva e temperatura elevada.
Os tratamentos para o pé-de-atleta baseiam-se na aplicação de medicamentos anti-fúngicos locais, a aplicar todos os dias durante pelo menos duas semanas.
Em Portugal já se encontra disponível, um tratamento inovador que, apenas com uma aplicação combate esta infecção. O novo tratamento forma uma película transparente e protectora nos dois pés, permitindo uma rápida libertação de terbinafina, eliminando o fungo. Este tratamento é eficaz e inovador, na medida em que, elimina e combate o pé de atleta.
No entanto alguns conselhos devem ser aplicados para que não exista reinfecção. Não partilhar calçado, usar meias de algodão, manter os pés limpos e secos especialmente entre os dedos, são alguns dos cuidados a ter. Porque apesar de ser contagioso, esta doença tem cura.

Liliana Duarte

Fontes: Ordem dos Farmacêuticos
Revista Saúde e Bem Estar

Sem comentários: