quarta-feira, 6 de junho de 2007

Viracept retirado do mercado

O Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) ordenou que fosse de imediato retirado do mercado nacional o fármaco Viracept (nelfinavir), um antiretroviral utilizado no tratamento de doentes infectados com o vírus da Sida. A decisão surgiu na sequência de uma deliberação da Agência Europeia do Medicamento.

O fármaco produzido pelo laboratório suíço Roche, que é apenas dispensado em hospitais, é suspeito de conter uma impureza tóxica na sua composição. Apesar dos testes realizados pela farmacêutica terem demonstrado que o nível de contaminação pode variar consoante os lotes, “foi considerada como medida mais adequada a recolha de todos os lotes”, esclarece um comunicado emitido pelo Infarmed.

Embora não estejam disponíveis outros medicamentos compostos pela mesma substância activa, o nelfinavir, o Infarmed adverte que existem alternativas terapêuticas.

Também a Roche, num comunicado emitido hoje, informa que foram retirados do mercado Europeu e “de algumas outras regiões do mundo” todos os lotes em pó e em comprimidos do remédio Viracept.

Marta Bilro

Fonte: Último Segundo, Diário Digital, Portugal Diário, Público

Sem comentários: