quarta-feira, 6 de junho de 2007

Hospitais de Coimbra com nova unidade

Os Hospitais da Universidade de Coimbra revelaram hoje a criação de uma Unidade de Investigação Clínica em Cardiologia (UICC), uma unidade pioneira que visa implementar tratamentos inovadores aos pacientes e tentar novos progressos nesta área da medicina.
A nova unidade irá apoiar “todos os ensaios clínicos e outros projectos de investigação a desenvolver neste serviço, desde a fase de apreciação das propostas até à sua implementação, visando simplificar e acelerar a sua aprovação pelas entidades competentes, bem como facilitar o recrutamento de doentes e o seu seguimento clínico. Desta forma será possível oferecer a um número crescente dos seus doentes a oportunidade de, em primeira mão e de forma gratuita, usufruir de tratamentos inovadores, contribuindo em paralelo para o progresso do conhecimento científico na área das doenças cardiovasculares”, é revelado numa nota de imprensa no dia da sua criação.
Esta unidade surge na junção de forças da Cardiologia dos HUC e da Clínica Universitária de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) na investigação científica.
Também novidade é a Unidade de Investigação Básica em Cardiologia (UIBC), «ímpar no país e que agora vê surgir a sua congénere para a investigação clínica, também ela uma estrutura de vanguarda no universo cardiológico nacional».
A Unidade de Investigação Clínica em Cardiologia foi apresentada publicamente na semana passada, que contou com a presença de várias dezenas de representantes da Faculdade de Medicina, dos HUC e da indústria farmacêutica
O catedrático Luís Providência é quem dirige, o Serviço de Cardiologia dos HUC que é o maior do país nesta especialidade.

Juliana Pereira
Fonte: Diário Digital/ Lusa

Sem comentários: