quarta-feira, 6 de junho de 2007

Infarmed ordena retirada do mercado do antiretroviral VIRACEPT

O VIRACEPT, um medicamento antiretroviral usado no tratamento do HIV, será imediatamente retirado do mercado português. A ordem de retirada, foi hoje emitida pelo Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde), depois da decisão anunciada pela Agência Europeia do Medicamento.
A descoberta de uma impureza potencialmente tóxica no medicamento, o nelfinavir, levou a Roche, responsável pela comercialização do VIRACEPT, a notificar a Agência Europeia do Medicamento.
Perante os resultados dos testes efectuados pela empresa, a decisão foi a de retirar imediatamente o medicamento do mercado, ainda que estes tenham demonstrado que o nível de contaminação pode variar conforme os lotes.
O Infarned emitiu de imediato um comunicado, onde alerta os doentes que se encontrem em tratamento com este medicamento, para os riscos deste fármaco contaminado, pois este poderá estar a ser utilizado por doentes infectados com HIV, incluindo grávidas e crianças.
O comunicado do Infarmed informa que, quem “se encontrar a ser medicado com VIRACEPT, deverá consultar, no mais breve espaço de tempo, o seu médico assistente para lhe possa ser prescrito um medicamento alternativo”.
O Infarmed esclarece também que, “não existem outros medicamentos com a mesma substância activa no mercado português, havendo alternativas terapêuticas”.
O VIRACEPT é um medicamento unicamente dispensado em hospitais, não estando autorizada a sua comercialização em farmácias.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

Sem comentários: