quarta-feira, 6 de junho de 2007

O sucesso do projecto "Hospital da bonecada"


O Hospital da bonecada foi criado pela primeira vez em Portugal no ano de 2001, através de uma parceria entre a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (AEFCML) e a European Medical Student’s Association (EMSA) que mantinha um projecto denominado de Teddy Bear Hospital (TBH). Tendo como base esse projecto europeu, a AEFCML criou o 1º Hospital da Bonecada português, um “Hospital modelo” em que todas as crianças dos 3 aos 6 anos são os próprios pais dos seus bonecos doentes e os estudantes de medicina os médicos. O objectivo é reduzir os níveis de ansiedade das crianças quando vão ao hospital, desmistificar o medo da bata branca, proporcionando aos mais pequenos um ambiente divertido e de brincadeira, apoveitando um período de não doença. A aproximação com o conjunto de instrumentos médicos e com os futuros profissionais de saúde fará com que as crianças transfirem os seus medos para os seus bonecos, associando o tratamento do boneco à forma como elas próprias poderão, um dia, ser tratadas no futuro.

O espaço do hospital é dividido em nove áreas. A sala de espera, admissão, sala de triagem, sala de tratamento, bloco operatório, educação para a saúde, sala multimédia, balcão de saída e sala de saída. Cada um destas salas haverá sempre elementos lúdicos para as crianças como jogos didácticos, livros de histórias, livros de colorir, posters decorativos, lápis de cores, entre outros, de forma a permitir uma melhor adaptação com o espaço. Ao ambientarem-se com cada uma das salas, as crianças terão a oportunidade de aprender como funciona um hospital, a importância dos cuidados de saúde e da prevenção, através de sessões de educação para a saúde e o papel de cada um dos profissionais de saúde.

No entanto, esta aprendizagem não se esgota nos mais novos. O contacto directo com as crianças num ambiente de promoção de saúde e bem-estar permite aos estudantes de medicina melhorar as suas competências de comunicação e compreender melhor as diferentes vivências dos mais pequenos, seja ao nível etário, económico ou familiar. O próprio contacto interdisciplinar entre cada um dos estudantes é bastante enriquecedor motivando-os a trabalhar em equipa.

O hospital da bonecada já conta com seis edições e o seu sucesso explica-se pelo empenho de quem nele participa. A sua mais recente edição ocorreu no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, entre os dias 12 e 23 de Março de 2007. A novidade deste ano foi a inclusão de mais cinco cursos no projecto. Além de Medicina, enfermagem, educadores de infancia e professores do 1° ciclo, participaram ainda os cursos de belas artes, psicologia, ciências farmacêuticas, medicina dentária e nutrição, enriquecendo ainda mais o espaço do "hospital".

Paulo Frutuoso
Fontes:
JASFarma, Revista Medicina & Saúde (Maio), AEESEAR

Sem comentários: