quarta-feira, 6 de junho de 2007

Portugal, primeiro país a produzir azeite com estanóis vegetais para combater colesterol

Portugal lança azeite com estanóis vegetais para combater colesterol.

O primeiro azeite virgem extra com adição de estanóis vegetais para combater o colesterol será apresentado hoje em Lisboa, com Portugal a tornar-se no primeiro país a produzi-lo.

A empresa que produz este azeite é a Benecol que, em parceria com a GL, empresa importadora dos produtos desta marca, desenvolveu em Portugal o pólo de produção do novo Benecol - Azeite Virgem Extra com Adição de Estanóis Vegetais.

Este produto é lançado em Portugal mas a sua exportação para os principais mercados mundiais deverá ocorrer muito brevemente, esperando a empresa até ao final do ano vender mais de 60.000 litros (mais ou menos um por cento da quota do mercado total do azeite), indica um comunicado da Benecol.

Os estanóis vegetais são o ingrediente base do azeite Benecol e são quimicamente semelhantes ao colesterol, semelhança que faz com que os estanóis bloqueiem a absorção do colesterol pelo organismo.

O colesterol elevado é um dos factores de risco das doenças cardiovasculares com maior relevância em Portugal, atingindo cerca de 60% da população, daí a importância da criação de novas soluções para prevenirem as consequências deste problema de saúde.

«A partir de Portugal, iremos exportar para todos os mercados mundiais um produto de elevada qualidade e que traz resultados práticos na redução do colesterol, comprovados cientificamente», afirmou Douglas Gilman, presidente da GL.

Nuno Oliveira Jorge

Fonte: Lusa

Sem comentários: