quarta-feira, 6 de junho de 2007

SOS Hepatites lança livros de apoio

A Associação portuguesa de apoio ao doente hepático, a SOS Hepatites, apresentou ontem dois livros que sublinham que a informação é o principal suporte para o doente, familiares, amigos e para a sociedade em geral. Esta iniciativa teve como objectivo principal apelar ao rastreio da Hepatite B e Hepatite C, já que, existem em Portugal cerca de 120 mil pessoas infectadas com a Hepatite B e 150 mil com a Hepatite C. Uma vez que estes doentes são vítimas de descriminação, a associação pretende, com esta iniciativa, gerar o maior número possível de informação à população.
“Não querer saber é pior que desconhecer!” é a expressão chave destes livros que pretendem dar a conhecer determinados factos e desmistificar mitos de uma doença que, a nível mundial, afecta mais de 350 milhões de pessoas com VHB (vírus da hepatite B) e 170 milhões de pessoas com VHC (vírus da hepatite C).

A associação pretende focar as suas iniciativas em escolas, centros de saúde e prisões, fazendo-o num sentido preventivo e informativo, com a realização de testes de diagnóstico da patologia. Emília Rodrigues, Presidente da SOS Hepatites, sublinha que “as prisões são especialmente importantes neste nosso trabalho de incentivo ao diagnóstico uma vez que existe uma grande taxa de incidência da infecção junto da população prisional, sendo necessário não só sensibilizar os presos como o Governo para a importância dos rastreios”.

A par do lançamento dos livros, foi relançado o sítio da Internet da Associação - www.soshepatites.org.pt - que, segundo a responsável da Associação, é uma ferramenta indispensável que apoia, de forma imediata, quem procure saber mais sobre a doença, seja infectado pelo vírus ou não, funcionando como um ponto de encontro, entre familiares e amigos do doente onde se poderá partilhar histórias e emoções.

Hepatite B

A hepatite B é provocada pelo vírus da hepatite B (VHB), e é de entre todos os tipos de hepatite viral, a mais prevalente no mundo. O vírus provoca hepatite aguda num terço dos atingidos e um em cada mil infectados pode ser vítima de hepatite fulminante. Quando a infecção ocorre na idade adulta, em cinco a dez por cento dos casos a doença torna-se crónica, sendo esta situação mais frequente nos homens.

Hepatite C

A hepatite C é uma inflamação do fígado provocada por um vírus, que em cerca de 80% dos casos se torna crónica. Após alguns anos de evolução, a hepatite crónica pode conduzir à cirrose, insuficiência hepática e cancro. É conhecida como a epidemia «silenciosa» pela forma como tem aumentado o número de indivíduos com infecção crónica em todo o mundo e pelo facto de os infectados poderem não apresentar qualquer sintoma e sentirem-se de perfeita saúde, durante dez ou 20 anos. Em Portugal, a hepatite C crónica é já uma das principais causas de cirrose e de carcinoma hepatocelular estimando-se que existam 150 mil infectados, embora a grande maioria não esteja diagnosticada (apenas 10% sabe que esta infectado).

SOS Hepatites Portugal

Criada em 2005, a SOS Hepatites Portugal é uma IPSS e a única associação activa de apoio aos portadores de Hepatite C em Portugal, sendo um dos seus principais objectivos a divulgação e consciencialização da população para o problema das hepatites virais, o seu risco, formas de contágio, tratamento e prevenção.

Paulo Frutuoso

Fontes: Sapo, Diário digital, SOS Hepatites

Sem comentários: