quinta-feira, 14 de junho de 2007

Dia Mundial do Dador de Sangue - “Sangue Seguro para uma Maternidade Segura”

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Dador de Sangue. Iniciado em 2004, é um evento anual designado oficialmente pela Assembleia Mundial de Saúde, para reconhecer e agradecer os milhões de pessoas que, em todo mundo, doam o seu sangue, voluntária e altruisticamente, sem remuneração, para ajudar a salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de outros. Espera-se que este dia venha a encorajar mais pessoas a tornarem-se dadores de sangue voluntariamente, evidenciando, igualmente, a importância da doação regular para prevenir falta de sangue nos bancos. Irá também demonstrar um compromisso renovado entre os profissionais de saúde e outros profissionais intervenientes, de modo a trabalharem para tornar a transfusão segura de sangue disponível para todos os necessitados.

Este ano, o tema do Dia Mundial do Dador de Sangue é “Sangue Seguro para uma Maternidade Segura”, para enaltecer o papel salvador de vidas de uma transfusão de sangue durante os cuidados maternais e perinatais. Irá também introduzir uma nova iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), com vista a melhorar a disponibilidade temporal de sangue seguro em instalações de saúde que providenciam cuidados obstétricos de emergência, particularmente em países com altas taxas de mortalidade maternal; e medidas para reduzir transfusões desnecessárias.

No mundo inteiro existem mais de 500 mil mortes maternas por ano, 99% das quais nos países em desenvolvimento. Destas, cerca de 44% sucedem em África, 31% na Ásia e mais de 21% na América Latina e nas Caraíbas, sendo atribuídas a hemorragias e ao risco de desenvolvimento de complicações. As hemorragias severas são mais frequentes em mulheres grávidas com problemas de saúde, tais como anemia, sépsis, malária, HIV/SIDA e mutilação genital feminina.

Pelo mundo fora, o Dia Mundial do Dador de Sangue será o foco de actividades especiais para homenagearem os milhões de pessoas que, generosamente, doam sangue para salvar vidas. Para doar sangue é necessário estar em bom estado de saúde, possuir hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é aos 60 anos. Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano) e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano) sem qualquer prejuízo para si próprios.

Para mais informações contacte o Serviço de Promoção da Dádiva de Sangue do Instituto Português do Sangue:
Parque de Saúde de Lisboa
Av. do Brasil, nº 53 – Pav. 17
1749-005 Lisboa
Telef: 217 921 020
Fax: 217 956 492
E-mail:
dadiva@ips.min-saude.pt

Paulo Frutuoso
Fontes: OMS, Instituto Português do Sangue

Sem comentários: