quinta-feira, 14 de junho de 2007

Nova vacina para gripe, Optaflu, da Novartis, aprovada pela UE

O grupo farmacêutico suíço, Novartis AG, anunciou na quarta-feira, dia 13 de Junho, que a União Europeia (UE) concedeu a aprovação para a vacina da gripe Optaflu. Esta é a primeira vacina da gripe que usa uma nova tecnologia de cultura de células, propriedade da Novartis, para produzir componentes de antigene viral, que oferece independência dos tradicionais ovos de galinha utilizados para a produção de vacinas.

Esta vacina pode ser produzida em massa mais rapidamente no caso de uma pandemia, que poderia ser despoletada, por exemplo, pela gripe das aves. A Optaflu é a primeira grande inovação na produção de vacinas para a gripe em mais de 50 anos. Os peritos têm encorajado os fabricantes de fármacos a desenvolverem métodos mais modernos para o desenvolvimento de vacinas para a gripe, que permitiria uma produção mais rápida e eficaz.

Durante o programa de avaliação clínica da segurança e imunogeneticidade da vacina, mais de 3400 pessoas receberam a Optaflu. Estes dados mostraram que a Optaflu cumpriu todos os critérios de avaliação clínica da União Europeia.

Espera-se que esta nova vacina esteja disponível em Portugal a partir de 2008.

Paulo Frutuoso
Fontes: Medscape, Novartis, Reuteurs

1 comentário:

ptcp disse...

Bom artigo. Apenas uma correcção: "vacina da gripe" e "vacina para gripe" por "vacina contra a gripe". A vacina é uma imunização induzida contra um agente patogénico (normalmente infeccioso), neste caso o vírus Influenza (vírus da gripe); "antigene viral" por "antígeno viral".
Destaco a referência à situação nacional relativamente à Optaflu.