quinta-feira, 14 de junho de 2007

Ruanda recebe conferência internacional sobre HIV/Sida

A capital do Ruanda, Kigali, recebe hoje (14 de Junho) uma conferência internacional sobre as pesquisas em curso na luta contra o HIV/Sida e o tratamento da doença. São esperados cerca de cinco mil especialistas, provenientes de 100 países, para participar no evento.

De acordo com Innocent Nyaruhirira, Secretário de Estado para a Luta contra o HIV e outras pandemias, o Ruanda foi o local eleito para esta reunião devido à vontade política demonstrada pelo país e manifestada através das campanhas de luta contra a doença.

Pretende-se que os participantes troquem experiências “dos seus respectivos países em termos de estratégias a fim de garantir uma distribuição racional e equitativa dos medicamentos aos doentes da sida sem esquecer as consequências desta pandemia”, referiu o responsável.

Os participantes vão ainda ter oportunidade de assistir à apresentação do relatório elaborado pelo Banco Mundial sobre o "Programa Plurinacional de Luta contra o HIV/Sida para África 2000-2006: resultados da acção lançada pelo BM em resposta a uma crise de desenvolvimento".

O conteúdo do relatório aborda principalmente as transformações que estão em curso e refere que a progressão da doença parece estar a diminuir em alguns países da África Subsariana, entre os quais o Uganda, o Quénia ou Zimbabwe, para além de algumas províncias urbanas como a Etiópia, o Ruanda, o Burundi, o Malawi e a Zâmbia.

Marta Bilro

Fonte: Panapress, Angola Press.

Sem comentários: