quinta-feira, 14 de junho de 2007

Venda da Madaus Pharma pode atingir 600 milhões de euros

O grupo framacêutico Rottapharm chegou a acordo para comprar a Madaus Pharma, a divisão farmacêutica da Holding Madaus, que por sua vez pertende à Holding Financeira do Grupo Droege Internacional. A farmacêutica sedeada em Itália não revelou, porém, o montante económico envolvido na operação, valor que alguns especialistas acreditam poder situar-se entre os 528 e os 616 milhões de euros.

Esta aquisição constitui a maior transacção a nível europeu levada a cabo por uma empresa farmacêutica italiana e poderá estar concluída no final do mês de Julho, uma vez que o grupo já recebeu aprovação das entidades reguladoras europeias.

Com a aquisição da Madaus Pharma, o novo grupo, que ficará sedeado em Monza, na Itália, estará representado em mais de 65 países e contará com a colaboração de mais de dois mil funcionários, constituindo-se como uma das maiores companhias farmacêuticas dedicadas ao desenvolvimento de produtos farmacêuticos naturais.

De acordo com as previsões avançadas, o grupo deverá encerrar o ano de 2007 com vendas consolidadas no valor de cerca de 610 milhões de euros. Do total, 80 por cento deverão ser provenientes do mercado europeu. Os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA na sigla inglesa) devem ascender aos 151 milhões de euros. No plano industrial para os próximos cinco anos, o grupo prevê receitas superiores a mil milhões de euros e um EBITDA de aproximadamente 300 milhões de euros.

Em Portugal, o Grupo Rottapharm é constituído por duas companhias farmacêuticas, os Laboratórios Delta e a Rotta Farmacêutica.

Marta Bilro

Fonte: PM Farma, Interbusca, Finanzas.com, Terra.es

Sem comentários: