quinta-feira, 14 de junho de 2007

Novo software acelera a identificação de variações genéticas


A Applied Biosystems anunciou o lançamento de uma nova aplicação de software concebida para acelerar a análise de dados de variações genéticas.

O novo “Variant Reporter Software” reduz o tempo da revisão manual destes dados ao detectar automaticamente as variações genéticas, agilizando o processo de análise de dados. A Applied Biosystems espera que o software possa reduzir para até metade do tempo que actualmente é necessário para avaliar dados de variação genética gerados durante projectos de sequenciação clínica.

A sequenciação clínica é geralmente utilizada para identificar variações genéticas em populações de amostra. Esta técnica de análise é crucial para compreender as causas genéticas de doenças e a resposta individual aos medicamentos. Tecnologias de sequenciaçao automática de DNA tornaram possível aos investigadores executar estudos de detecção e monitorização de variações genéticas em grandes amostras de população. Estes projectos de grande escala estão a gerar conjuntos substanciais de dados que requerem ferramentas bioinformáticas robustas que possam facilitar a rápida análise e gestão desses dados.

Espera-se que as características deste software permitam aos investigadores estudar mais eficientemente doenças complexas cruzando múltiplos genes e conjuntos de dados maiores do que as actuais aplicações de software conseguem gerir. A possibilidade de avaliar rapidamente dados re-sequenciados pode fazer avançar significativamente a pesquisa focada na base molecular da doença ou numa potencial resposta de um indivíduo a um medicamento. O “Variant Reporter Software” resolve os problemas de acumulação de dados que existem actualmente neste processo, disponibilizando uma melhor maneira de avaliar rapidamente os dados de variações e identificando pontos de interesse. Isto pode economizar centenas de horas gastos na avaliação destes grandes conjuntos de dados.

Isabel Marques

Fontes: BusinessWire.com e www2.appliedbiosystems.com

Sem comentários: