quinta-feira, 14 de junho de 2007

Portugal triplica o número de Dadores de sangue

No dia em que se assinala o Dia Mindial do Dador de Sangue, o Instituto Português do Sangue faz saber que nos últimos 15 anos, o número de dadores portugueses triplicou, existindo já 400 mil voluntários com cartão de dador.

Por dia, são realizadas cerca de mil colheitas de sangue, em Portugal. Contudo, nem todos os voluntários com cartão de dador estão activos, pelo que o Instituto Português do Sangue se encontra a preparar uma base de dados actualizada, com todos os dadores activos, de forma a gerir eficazmente os stocks e a rede nacional de dadores.

Com o Verão as necessidades aumentam, por isso, no Dia Mundial do Dador de Sangue, o Instituto do Sangue apela à adesão de mais voluntários, esperando poder contar com mais 300 mil portugueses inscritos na rede nacional de dadores.

O Dia Mundial do Dador de Sangue foi uma criação da Organização Mundial de Saúde (OMS), aprovada em Maio de 2005, como forma de agradecimentos a todos os dadores de sangue voluntários e, desde então, tem revelado ser um importante contributo para a segurança e disponibilidade de sangue em todo o mundo.

Inês de Matos

Fonte: SIC Online, Instituto Português do Sangue

Sem comentários: