quinta-feira, 14 de junho de 2007

Válvula cardíaca a partir de células estaminais


Investigada forma para criar corações artificiais

Uma equipa de cientistas britânicos do Harefield Heart Science Centre conseguiu transformar células estaminais em estruturas de tecidos simples que trabalham como válvulas do coração. Este pode ser um importante passo para descobrir a forma de criar corações artificiais.

Quem tem doenças de coração pode vir a ter um coração novo e saudável dentro de dez anos.
Em declarações ao jornal britânico «The Guardian», os autores da investigação afirmam que “a pesquisa está ainda em fase inicial” e que, os testes em animais vão começar ainda este ano, prevendo que se possa aplicar a descoberta em humanos “daqui a dez anos.”

Grande parte das complicações de origem cardíaca deve-se a problemas com as válvulas do coração que, normalmente, são substituídas por válvulas de plástico ou metal. Esta operação implica cuidados permanentes para toda a vida, para que as válvulas não sejam rejeitadas pelo corpo. Se as válvulas crescerem a partir das células estaminais dos doentes, não se corre esse risco e portanto não é necessária medicação para esse fim.

No entanto, os cientistas ressalvam que “o tecido obtido nesta investigação ainda não é suficientemente forte para suportar a circulação de sangue e ainda não contém nervos vitais”, frisando que “se os testes em animais forem bem sucedidos, este tipo de tratamento poderá evitar um transplante de coração nos doentes cardíacos”. Objectivo, aliás, a que corresponde esta investigação que, procura há dez anos, encontrar uma solução para a falta de corações para transplantes.

Raquel Pacheco

Fonte: The Guardian

Sem comentários: